Rua da Carreira

Professor Abel Rodrigues, propôs uma criação de um elemento gráfico-comunicacional para uma referência toponímica da cidade do funchal, em que consiste numa análise de várias hipóteses de escolha, neste caso foi escolhida a Rua da Carreira.

O objeto gráfico tem de conter uma interpretação e contextualização de uma referência toponímica da cidade do funchal em que tenha uma relação de enquadramento e posicionamento contextual, bem como a tomada de consideração de alguns requisitos formais, estruturais, ergonómico-visuais e técnicos.

Esta proposta teve como objetivo levar a uma exploração de diferentes técnicas combinatórias de criação e representação bidimensional em que possibilita implementar e desenvolver um espaço de pesquisa e adequação de vários componentes: Formais, funcionais, ergonómicas e simbólicas. O elemento gráfico-comunicacional reflete sobre um papel fundamental que a imagem desempenha no universo comunicativo e simbólico para identificar, distinguir e integrar.

Este elemento gráfico-comunicacional representa a Rua da Carreira: “Cavalo”; Trata-se das corridas de cavalos da época e onde também os cavaleiros treinavam os seus cavalos. “Fortaleza”; Trata-se da defesa onde é dado a época quando os corsários atacarem a cidade. “Mascara”; Trata-se das grandes tradições carnavalescas que se centralizavam o centro dos festejos do Entrudo. Como objetivo de representar no espaço destinado, com uma estrutura e um design simplificado das figuras dando uma inovação como a nível literário e figurativo, de uma forma ser visível e elegante ao observador.

Assim tendo em conta o supracitado e a pesquisa realizada, decido que o elemento gráfico-comunicacional devia enunciar plasticamente a Rua da Carreira, apelativo e simplificado insinuando no observador cada figura um acontecimento histórico da rua. A Fonte a utilizar deve reforçar o carácter acima descrito: “C” A aparência caligráfica do “C” empoe um sentido de resolução graficamente de uma ilusão de Carreira dando uma junção das figuras, e as letras “rua” e “carreira” reforçam a elegância dos caracteres do elemento gráfico-comunicacional dando uma leitura ao público da localização da rua; é a utilização da fonte Abbey Medium Extended.

O elemento gráfico-comunicacional foi definido por uma cor neutra derivado ao desempenhar o papel de exploração, identificação, distinção e integração no universo comunicativo e simbólico.

Untitled-1

Projeto desenvolvido na Universidade da Madeira – Curso Design – Cadeira Design I

2011/2012

Deixe um comentário